Conheça os materiais das suas panelas

Existem panelas de muitos materiais e feitios, convém que conheca os materiais para poder escolher con soante as suas necessidades as que irá precisar e a quantidade e tamanho necessários. 

Panelas de cobre e alumínio

As panelas de cobre e alumínio são as que mais absorvem o calor, pois são de material reactivo, isto é, tornam a cozedura mais homogénea. Mas as panelas deste material são mais susceptíveis a descolorir e arranhar dai ser necessário ter-se cuidado nas lavagens e evitar lavar com esfregão de aço.

As panelas de ferro por sua vez, desgasta-se com o uso, se usar em demasia irá ter que comprar uma panela nova num curto espaço de tempo, criam ferrugem no fundo, costumam apegar a comida às paredes da panela e devem ser lavadas sem esfregão de aço se não ficam todas riscadas.

A única vantagem nestas panelas é o custo despendido nelas. Deve adquirir panelas de ferro se for pessoa que cozinha com pouca frequência.

Panelas de ferro 

As panelas de ferro cobertas com verniz são óptimas para cozinhados como arroz, bifes etc., por vezes conseguem ser melhores do que uma frigideira. Tem bom controlo do calor e não apegam a comida as paredes da panela com tanta facilidade.

Panelas de teflon

Outra escolha interessante seria as panelas de teflon convêm que opte pelas mais pesadas uma vez, que as mais leves podem queimar os alimentos em lume alto, posto isto, opte pelas mais pesadas, pois estas têm a vantagem de diminuírem a gordura dos alimentos.

É aconselhável que ao manusear estas panelas utilize talheres de madeira ou plástico de forma a não arranjar a panela.

Panelas de vidro

Tem a vantagens de que podemos ver os alimentos enquanto os cozinhamos e são bonitas mas são um pouco difíceis de lavar. Não são aconselháveis pois não servem para todo o tipo de cozinhados e servem mais para cozedura de legumes o que torna este tipo de panelas uma compra desnecessária.

Panelas de aço inoxidável.

São as mais utilizadas pelos grandes cozinheiros e pelas donas de casa, ideais para quem passa muitas horas a cozinhar e/ou para quem faz grandes quantidades de comida.

São de grande durabilidade, fáceis de limpar e de óptima agilidade. Aguentam bem o calor, são muito resistentes e em geral são o melhor investimento que poderá fazer a nível de panelas.

Veja o filme que abora este assunto de forma resumida

Veja como é que os utensílios de alumínio são fabricados

Os visitantes que leram este artigo, também leram: